Quando fiz este sapatinho sem costura gostei tanto e achei tão fácil e rápido que decidi traduzir a receita para o português. Entrei em contato com a Laura, a autora da receita do blog Pickin’ and Throwin, e ela autorizou a tradução e postagem da receita aqui no blog. A receita original está aqui, e no ravelry tem outros sapatinhos feitos.

Sapatinho feito utilizando laço mágico

Esse sapatinho é uma ótima opção para quem já sabe as técnicas utilizadas, mas é melhor ainda para quem não sabe. Uma ótima oportunidade para treinar a montagem mágica, carreiras encurtadas e i-cord. Para quem não conhece essas técnicas, não se assuste, não é nenhum bicho de sete cabeças e tem vários videos que ajudam a fazer. Mais abaixo coloquei um link para cada técnica, a maioria está em inglês, mas se você não entende nada, não se preocupe, não precisa escutar, só de assistir você já consegue pegar a técnica.

Esta receita é para fios que possam ser usados com agulhas de 3 a 3,5 mm, sendo que se for feito com fio mais grosso (e agulha mais grossa), ficará maior.

Pode-se usar um jogo de agulhas de duas pontas ou uma agulha circular grande o suficiente para fazer o laço mágico. A autora começa com o laço mágico e depois troca para as agulhas de duas pontas, eu prefiro fazer tudo com o laço mágico.

Ele é feito a partir da sola, depois usa carreiras encurtadas para fazer o peito do pé, e sobe para o cano da perna.

As técnicas utilizadas são: montagem mágica, laço mágico, aumentos (laçada torcida), carreiras encurtadas, I-cord para o cordão.

Abreviaturas:

  • m: meia
  • tr: tricô
  • carr: carreira
  • MS: mate simples
  • aum: aumento (aqui é usado o aumento com laçada torcida, não esqueça que na próxima carr ele deve ser pego invertido para não ficar buraco)
  • 2jtr: 2 pontos juntos em tricô
  • 2jm: 2 pontos juntos em m
  • laç: laçada
  • esq: esquerda
  • dir: direita
  • prox: próxima

Como fazer:

Faça a montagem mágica de 28 pontos na agulha circular, deixando 14 pontos em cada agulha.

1ª parte: sola

1ª carr: meia
2ª carr: * 1tr, aum, 12tr, aum, 1tr *, repita de * até * 2 vezes
3ª carr: meia
4ª carr: * 2tr, aum, 12tr, aum, 2tr *, repita de * até * 2 vezes
5ª carr: * 1m, aum, 16m, aum, 1m *, repita de * até * 2 vezes
6ª carr: * 3tr, aum, 14tr, aum, 3tr *, repita de * até * 2 vezes
7ª carr: * 1m, aum, 20m, aum, 1m *, repita de * até * 2 vezes
8ª carr: * 4tr, aum, 16tr, aum, 4tr *, repita de * até * 2 vezes (52 pontos na agulha)

Fazer 8 carr em ponto meia

2ª parte: peito do pé

17ª carr: 29m, MS, vira o tricô
carr. enc: tirar 1 pt sem fazer em tr, 6tr, 2jtr, virar o tricô
carr. enc: tirar 1 pt sem fazer em m, 6m, MS, virar o tricô

Repita essas duas carreiras até que o total de pontos da agulha seja 36, terminando com uma carr em tr, mas não virando o tricô.

Nessa última carreira tire o próximo pt da agulha esq para a dir, coloque o fio para trás do trabalho e volte o ponto para a agulha esq, isso fará uma volta ao redor desse ponto, agora sim vire o trabalho e tricote a carreira inteira normalmente.

Quando chegar no ponto em que foi dada a volta com o fio, pegue essa ‘volta’ e o ponto, e trabalhe os dois juntos fazendo um MS, isso fará com que não fique um buraco aqui.

Prox. carr: meia

3ª parte: passa fita

*2jm, laç, 1m * repita por toda a carr.

4ª parte: cano da perna

O cano é feito em 2m, 2tr, de 15 a 20 carr.
Ele é dobrado para fora para ficar mais charmoso.

O arremate deve ser bem frouxo.

I-cord:

Faça um i-cord de 20 a 30 cm, o suficiente para poder amarrar ao redor do cano.

Sapatinhos prontos

 

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida escreva nos comentários!

Um beijo e bom trabalho!