Para quem se interessar em fazer os quadradinhos perfeitos que vamos ensinar no nosso encontro de amanhã, aqui segue um tutorial de como fazer os quadrados sem precisar costurar, o que, diga-se de passagem, é bem mais fácil e rápido. Agradeço a M Izabel que fez as fotos e o texto, e é claro, os quadradinhos! 

Quadrado Perfeito Tutorial

Esse tutorial foi tecido em miniatura só para você entender a lógica da execução. Nessa técnica trabalharemos com cordões de tricô tecidos em pontos meia  nas carreiras de ida e de volta.

Lembre-se que utilizaremos sempre um número ímpar de pontos neste caso.Existem outros métodos de execução diferentes deste disponíveis na internet.

Execução do quadrado Perfeito:

Carreira de Preparação: Com o fio escolhido monte 21 pontos na agulha com o método que preferir. Trabalhe uma carreira em ponto meia. (Passo 1)

Passo 1

Carreira 1 ( direito): 9 meias, 1 mate duplo central, 9 meias

Carreira 2: em meia

Carreira 3 (direito): 8 meias, 1 mate duplo central, 8 meias

Carreira 4: em meia

Continue trabalhando dessa maneira, diminuindo 2 pontos na área central do quadrado nas carreiras ímpares( direito), até restarem 3 pontos na agulha. (Passo 2)

Passo 2

Arremate-os pela carreira do avesso. Corte o fio deixando aproximadamente  15 cm de comprimento para a costura posterior. (Passo 3)

Passo 3

Início e Junção do Segundo Quadrado:

Levante com a agulha 10 pontos na lateral do quadrado 1 pelo lado direito , tecendo-os em ponto meia (Passo 4 ) e em seguida monte 11 pontos na agulha, com laçadas torcidas. (Passo 5)

Passo 4
Passo 5

Inicie o quadrado de acordo com a descrição da “execução do quadrado perfeito”. (Passo 6)

Passo 6

Os dois quadrados juntos ficarão como o visualizado abaixo:

Primeiros 2 quadrados prontos

Início e Junção do Terceiro Quadrado:

Monte 11 pontos na agulha (Passo 8 ) e levante 10 pontos na lateral do quadrado 1 (Passo 9). Teça uma carreira em meia (avesso) e em seguida inicie as carreiras de diminuições como descrito no item “execução do quadrado perfeito”.

Passo 8
Passo 9

Os três quadrados unidos ficarão como o visualizado abaixo:

3 quadrados prontos

Início e Junção do Quarto Quadrado:

Levante 10 pontos na lateral do quadrado 1 e 10 pontos na lateral do quadrado 2. (Passo 11) Ao tecer esses pontos na carreira de preparação, puxe 1 ponto extra no cantinho do quadrado 1 localizado entre esses 10 pontos levantados anteriormente. (Passo 12) Com isso você terá os 21 pontos necessários parra iniciar o 4º quadrado.

Passo 11
Passo 12

Teça 1 carreira em meia( avesso) e depois disso comece as carreiras de diminuição explicadas no item “execução do quadrado Perfeito”.

Os quatro quadrados unidos terão este aspecto:

Os quatro quadrados prontos

Como fazer o Mate Duplo Central:

  •  Deslize os próximos 2 pontos sem fazer com o fio por trás:

Mate Duplo A

  •  Teça o próximo ponto em meia
  •  Passe os 2 pontos deslizados sobre o ponto feito em meia:
Mate Duplo B
Aqui tem mais uma opção de montagem dos quadrados perfeitos, usando quatro pequenos e um grande.
Opção de montagem

Nesse tutorial, como foi feito usando duas cores diferentes, foi preciso cortar o fio a cada novo quadradinho, mas, se você for fazer todos da mesma cor, pode ir usando o mesmo fio, sem cortar na maioria das vezes.

Mas o mais legal em fazer quadradinhos para mantas é que podemos combinar cores e montar de tal maneira para formar desenhos! Separei uma pequena coletânea do que encontrei no Ravelry para mostrar algumas das possibilidades:

Coletânea de mantas de tricô feitas com quadrados perfeitos

Mas os quadradinhos não servem para fazer apenas mantas! É possível fazer meias, cachecóis, xales, bolsas, blusas, coletes e por aí vai. Abaixo algumas idéias do que se pode fazer partindo do mesmo princípio:

Ideias do que pode ser feito com os quadrados perfeitos

Espero que tenham gostado desse tutorial, agradeço mais uma vez a minha querida amiga Bel pelo trabalhão que teve para tornar esse tutorial possível, e nós duas esperamos que ele seja útil para muita gente!

Um beijo e até a próxima!!