O xale Belldandy é um xale triangular feito de baixo para cima, ou seja, você monta todos os pontos da barra e vai diminuindo de carreira em carreira até ter apenas alguns pontos na agulha. É o meu método preferido de fazer xales, mas não é um método muito comum.

Xale Belldandy

Quando a gente faz um xale triangular de cima para baixo, onde você começa com meia dúzia de pontos e vai aumentando, nesse específico formato, que são dois triângulos, você vai fazendo sempre os aumentos da borda e os aumentos do meio, na “espinha dorsal” do xale. Assim cada triângulo vai aumentando e seu xale tomando forma. Quando fazemos um xale de baixo para cima, é a mesmíssima coisa que acontece, porém ao invés de aumentos, são diminuições, uma em cada borda e duas centrais, assim da mesma maneira que o xale de cima para baixo, o xale de baixo para cima toma a forma de dois triângulos.

Esquema do xale - Dois triângulos que formam um maior

Acredito que ao escrever a receita não tenha me expressado direito, ou as pessoas não entenderam a parte de repetir os gráficos para cada triângulo do xale, e deu muita, mas muita confusão e eu peço desculpas a todos que tiveram que desmanchar os trabalhos por não terem feito as diminuições centrais.

Alterei a receita, coloquei uma nota a mais falando sobre isso e nos gráficos coloquei os pontos centrais, para sinalizar que cada gráfico é só a metade do xale. Também coloquei um esquema e legendas dos símbolos tanto no direito quanto no avesso, pois o gráfico mostra a representação de como ficará o desenho do xale, e não como você deve tricotar, ou seja, nas carreiras de volta, o que é mostrado meia deve ser feito como tricô e vice-versa. Isso não fui eu quem inventou, e escolhi esse método de representação por achar que dessa maneira é possível visualizar o desenho antes de tricotar, apenas olhando o gráfico, a maioria das receitas representa os gráficos assim, então é preciso ler as carreiras da volta da esquerda para a direita e fazer os pontos trocados para que na frente do seu trabalho fique igual ao que está mostrado no gráfico.

Espero que as alterações na receita ajudem a entender melhor a forma como ele é feito, assim como os gráficos. Peço desculpa mais uma vez pelo inconveniente. Vou atualizar as receitas no Ravelry, quem comprou por lá receberá um e-mail avisando as alterações. Quem comprou pela plataforma de Cursos da TricôTricô só precisa entrar lá com login e senha e baixar a nova versão. Quem comprou no congresso ou por outro meio por favor entre em contato comigo que eu envio a receita por e-mail.

Agradeço a todos a compreensão.

Um abraço e até a próxima!