Você deixa seu tricô na sacolinha todo bonitinho e quando volta para pegá-lo encontra metade dos pontos perdidos, fora da agulha. Quem nunca? A primeira vontade é de matar quem fez isso, a segunda é chorar de raiva, ou por não saber o que fazer, ou por saber e ter que consertar tudinho, não é assim?

Pois é, toda tricoteira passa por isso, se você está começando, fique tranquila, respire fundo e não se desespere! Tudo tem um jeito!

Como recuperar os pontos perdidos

A primeira coisa que precisa fazer é colocar os restos mortais de seu tricô numa mesa, pegar as agulhas e começar a recolocar os pontos perdidos. Vá fazendo isso com cuidado, até ter todos na agulha novamente. Caso algum deles tenha desmanchado, coloque aquele que ainda está vivo e continue colocando os outros. Na próxima carreira você vai tratar esse assunto.

Depois de todos recolocados, faça uma carreira de resgate, vá fazendo todos os pontos verificando se estão torcidos ou desmanchados.

O que fazer com pontos desmanchados?

Nesse caso, se desmanchou só uma carreira do ponto, coloque o fio do ponto desmanchado na agulha esquerda e passe o ponto sobre ele, como se fosse um arremate.

Se desmanchou mais carreiras é possível recuperar com uma agulha de crochê, carreira por carreira. Se o ponto for trabalhado, cuide para fazer o ponto certo em cada carreira, as vezes será preciso desmanchar outros pontos para conseguir consertar esse.

O que fazer com os pontos torcidos?

Se você recolocou os pontos na agulha e eles ficaram torcidos (com a perninha do meia para trás), você tem duas opções. Ou você tira ele da agulha esquerda, destorce e coloca de novo antes de fazer o ponto. Ou você pode tricotá-lo pela perninha de trás mesmo, que vai ficar certo para a próxima carreira sem problemas.

E se você não entendeu nada do que eu falei?

Não tem problema! Você pode assistir o vídeo para conseguir compreender! Não precisa ficar desesperada da próxima vez que os pontos caírem das agulhas, acontece com todo mundo. 🙂

Se você gostou do vídeo, curta e assine o nosso canal, e siga-nos nas redes sociais!

TricôTricô no Facebook

TricôTricô no Instagram

Canal da TricôTricô no Youtube

Se você é tricoteira iniciante recomendo que veja nossos outros vídeos na sessão Técnicas Básicas de Tricô aqui do blog.

Espero que tenha gostado! Um abraço e até a próxima!