Olá! Você é daquelas tricoteiras que foge de gráficos no tricô? Tem medo de não entender nada e só consegue fazer com receita escrita? Acha tudo muito complicado e que nunca vai conseguir? Então esse novo vídeo que eu coloquei no canal é para você!

Representações gráficas para fazer nosso tão querido tricô são tudo de bom, com os gráficos você consegue enxergar uma “foto” de como vai ficar seu trabalho, e com receitas escritas somente depois que você tiver o trabalho pronto (isso se a receita estiver correta) é que você vai saber como ficou.

As instruções escritas de um gráfico no tricô, principalmente as em português, (por que tem que ser escritas e revisadas pela autora da receita manualmente, já que todos os programas que fazem isso são em inglês), são muito suscetível a erros, e a chance de ter algum detalhe errado é muito grande.

Por isso nas minhas receitas sempre tem gráficos, e para você seguir o gráfico e conseguir fazer o ponto, é muito simples:

  1. Os gráficos no tricô circular são lidos SEMPRE de baixo para cima, e da direita para a esquerda, em todas as carreiras;
  2. Os gráficos no tricô reto (com carreiras de ida e volta) são lidos nas carreiras ímpares da direita para a esquerda, e nas carreiras pares da esquerda para a direita;
  3. Cada símbolo do gráfico representa um tipo de ponto, que vem descritos na legenda que acompanha;
  4. Cada quadradinho do gráfico representa um ponto que você deve fazer no seu tricô;

O seu problema são os gráficos no tricô reto?

Então seus problemas acabaram, por que é muito simples, e vou dizer por quê.

Justamente como falei mais a cima, o gráfico é uma foto do resultado do seu trabalho, e por isso você o vê como o resultado pronto, mas no caso de tricô reto, as carreiras da volta, você precisa ler da esquerda para a direita e os pontos que você enxerga devem ficar para o direito do trabalho.

Não entendeu? É simples, se no gráfico você enxerga que no direito do trabalho deve estar um ponto meia, qual ponto que você precisa fazer no avesso para que no direito fique meia? Ponto tricô claro! Essa é a lógica! Nas carreiras de volta os pontos a serem tricotados são os inversos dos pontos que aparecem no gráfico, pois o gráfico te mostra sempre o direito do trabalho!

E como você está voltando uma carreira, a sequencia de pontos é lida da esquerda para a direita no gráfico.

Faça um teste e veja que consegue!

Recomendo que faça um teste, pegue o gráfico simples que eu desenhei abaixo, coloque pelo menos 24 pontos na agulha (para fazer 4 repetições do gráfico) e tente fazer.

Veja que esse gráfico é para tricô reto, pois as carreiras de volta são lidas da esquerda para a direita (veja que a numeração dessas carreiras está na esquerda, e não na direita).

gráficos no tricô

Depois que você fizer me encontre nas redes sociais e mostre a foto! Ou diga aqui nos comentários o que você achou da explicação e se faltou alguma coisa!

No vídeo tem mais detalhes de como você lê os gráficos no tricô mostrando o gráfico do Gorro Verão, que é parte da minha coleção de gorros infantis para meninas As Quatro Estações.

A coleção está linda e vou te dizer que você vai adorar fazer os gorros, pois vai treinar várias técnicas, inclusive ler gráficos!

Se quiser saber mais sobre esse e-book de receitas, acesse os links abaixo:

E-Book As Quatro Estações no Craftsy
E-Book As Quatro Estações no Ravelry

Me encontre nas redes sociais:

TricôTricô no Facebook

TricôTricô no Instagram

Canal da TricôTricô no Youtube

Espero que você tenha gostado dessa explicação, abaixo está o vídeo para você assistir.

Um abraço e até a próxima!!

*Quem está recebendo as atualizações do blog via e-mail não consegue ver os vídeos, então clique aqui para assitir.*