As torções no tricô são na verdade tranças de apenas dois pontos. Invertendo esses dois pontos você cria “caminhos” no seu tricô para formar desenhos.

No caso do Gorro Primavera, as torções são usadas para fazer os galhos que depois irão receber as flores do desenho. Essas flores serão feitas com bolinhas, que eu vou ensinar a fazer nos próximos dias.

Como fazer as torções no tricô

Como as torções na verdade são tranças de apenas dois pontos, você pode, se quiser, utilizar agulhas de tranças ou agulhas auxiliares.

Mas como é simplesmente inverter a ordem dos pontos a serem tricotados, eu não uso e não acho necessidade das agulhas de tranças. Aliás, nem para tranças maiores eu utilizo essas agulhas.

Torções à esquerda

Para que seu ponto fique torcido à esquerda, você simplesmente passa os dois pontos da torção para a agulha da direita, e inverte os dois, voltando para a agulha da esquerda primeiro o primeiro ponto, pela frente, e depois o segundo ponto por trás.

Ao fazer essa troca, um ponto vai cair da agulha, mas não se preocupe que ele não vai desmanchar. Só pegue ele novamente com bastante cuidado. Coloque os dois na ordem certa na agulha da esquerda, e tricote normalmente.

Torções à direita

Nessa torção o ponto do caminho fica à direita. Para fazer isso passe os dois pontos para a agulha direita, volte o primeiro ponto para a agulha esquerda por trás do segundo, e aí volte o segundo, sendo que o segundo ponto é o ponto da torção, que fará o caminho. Então tricote normalmente os dois.

Assista o vídeo abaixo onde mostra como fazer.

ONDE ENCONTRAR AS RECEITAS DOS GORROS

A receita do gorro Primavera faz parte da coleção As Quatros Estações, que tem mais 3 receitas de gorros infantis para meninas. Cada uma com uma técnica diferente, para deixar sua menina linda e bem protegida no frio!

Você pode adquirir seu e-book num dos links a seguir:

E-Book As Quatro Estações na Eduzz (plataforma nacional)
E-Book As Quatro Estações no Craftsy
E-Book As Quatro Estações no Ravelry

A receita avulsa do Gorro também já está disponível no Ravelry:

Receita Gorro Primavera no Ravelry

Para você ver como começar o seu Gorro Primavera é só assistir o vídeo abaixo ou clicar nesse link.

PARA TRICOTEIRAS INICIANTES

Se você está iniciando nesse fantástico mundo do tricô, recomendo que assine nosso canal do YouTube, onde você vai encontrar dicas de técnicas passo a passo para turbinar as suas agulhas.

Aqui no blog na categoria Técnicas Básicas de Tricô você encontra, além dos vídeos, descrições sobre cada técnica.

Qualquer dúvida pode deixar nos comentários!