Uma das coisas mais legais no tricô é a diversidade de tipos de pontos que você pode fazer. Não só os gráficos, que são uma junção de vários pontos, mas os pontos em si. E hoje vou ensinar um desses pontos que são as bolinhas no tricô.

Essas bolinhas são usadas em muitos desenhos, no caso do gorro Primavera, elas são as flores dos galhos e forma uma desenho lindo!

Eu não sei ao certo, mas acredito que esse ponto também é chamado de ponto pipoca, talvez não exatamente esse, mas alguma versão, talvez mais simplificada, pois eu lembro que as tricoteiras costumavam fazer blusas inteiras com esse ponto, lembram?

Como fazer bolinhas no tricô

Bem, na receita do Gorro Primavera, tem a explicação bem certinha de como fazer cada bolinha, e no vídeo eu mostro passo a passo como fazer. A explicação é essa:

Bolinha: faça [1m,1t,1m] dentro do mesmo ponto, vire o trabalho, faça 3t, vire o trabalho, passe 2 pts juntos sem fazer como se fosse em meia, faça o prox pto em meia, derrube os dois ptos sem fazer sobre o pto meia

Como você pode ver, fazer bolinhas no tricô dá um pouco de trabalho, pois precisa virar e desvirar o tricô em cada uma, e depois arrematar. Mas o resultado vale a pena!

Onde encontrar o e-book com receitas de gorros

receitas de gorros infantis

A receita do gorro Primavera faz parte da coleção As Quatros Estações, que tem mais 3 receitas de gorros infantis para meninas. Cada uma com uma técnica diferente, para deixar sua menina linda e bem protegida no frio!

Você pode adquirir seu e-book num dos links a seguir:

E-Book As Quatro Estações na Eduzz (plataforma nacional)
E-Book As Quatro Estações no Craftsy
E-Book As Quatro Estações no Ravelry

A receita avulsa do Gorro também já está disponível no Ravelry:

Receita Gorro Primavera no Ravelry

Para você ver como começar o seu Gorro Primavera é só assistir o vídeo abaixo ou clicar nesse link.

Para tricoteiras iniciantes

Se você está iniciando nesse fantástico mundo do tricô, recomendo que assine nosso canal do YouTube, onde você vai encontrar dicas de técnicas passo a passo para turbinar as suas agulhas.

Aqui no blog na categoria Técnicas Básicas de Tricô você encontra, além dos vídeos, descrições sobre cada técnica.

Qualquer dúvida pode deixar nos comentários!