Você já ouviu falar blocar xales? Normalmente quando finalizamos uma peça como um xale rendado, ela fica toda encolhida e não podemos ver o desenho. Aí que entra a blocagem do tricô, que é uma técnica para esticar seu trabalho modelando e dando o formato desejado.

Dessa maneira o desenho rendado abre e fica lindo e a vista de todos!

Fora do Brasil, as tricoteiras blocam tudo o que fazem. Meias, blusas, xales, até boinas e gorros, tudo para deixar modelado do jeito que gostam e ficar muito mais bonito.

como blocar xales

Como blocar xales

A primeira coisa a ser dita sobre blocagem é: a sua peça tem que ser 100% lã, se não não bloca! Por isso se você fez algum trabalho com fio acrílico, não vai adiantar nada fazer o procedimento que eu vou ensinar a seguir, ok?

Então vamos lá! Primeiro coloque a sua peça de molho com sabão neutro ou sabonete líquido por alguns minutos. Depois centrifugue. Não se preocupe que não vai feltrar (se você colocar somente a peça sozinha na máquina para centrifugar, vai feltrar se colocar junto com outras peças).

Aí você vai precisar de: um tatame de EVA, ou um isopor grande ou mesmo um colchão e alfinetes.

Abra seu xale sobre o tatame e vá colocando alfinetes em todas as extremidades até esticar bem todo ele. Depois de esticado vá modelando no formato desejado, agora não deixando mais tão esticado, apenas para abrir o desenho, soltando e recolocando os alfinetes.

E aí a mágica acontece!

Deixe secar por uns dois dias, cuide para que animais de estimação e crianças não subam em cima nem tirem os alfinetes.

E então, quando estiver bem seco, tire os alfinetes e tcharam! Seu xale cresceu, o desenho está mais visível e bonito!

Simples assim e faz uma diferença enorme! Claro que por se tratar de lã natural, quando você lavar seu xale novamente é preciso fazer todo esse processo novamente, mas xales dificilemnte a gente lava né? A não ser claro que aconteça alguma catástrofe com ele!

E como blocar fio acrílico?

Como eu disse acima, acrílico não bloca, pelo menos não como a lã. Mas se você quiser pode fazer o mesmo processo, lavar, centrifugar e alfinetar e depois passar o vapor do ferro sobre toda a peça.

Não pode encostar o ferro. Não pode passar muito vapor. O processo é mais lento e chato. E na verdade fazendo isso você “mata” o acrílico, ele nunca mais vai voltar ao estado inicial como a lã volta quando é lavada, vai ficar molengão pra sempre.

Mas é a opção que se tem para modelar o acrílico. Se você tiver interesse deixe um comentário que eu posso fazer um vídeo mostrando como que faz o processo para blocar xales de fios de acrílico.

No vídeo eu mostro passo a passo como fazer todo o processo. Não deixe de assistir! Se ficou alguma dúvida deixe um comentário!

receita xale hannya

Xale Hannya

O xale que eu mostro no vídeo é o Hannya, de minha autoria. Ele é super gostoso de fazer, começa de cima para baixo, o desenho é simples e fica lindo tanto com fios sólidos como com fios coloridos como esse que eu bloquei.

Se você é tricoteira iniciante também vai conseguir fazer, quem sabe, seu primeiro xale com essa receita! Apriveite e assista aos vídeos de tricô básico aqui no blog!

E você pode comprar a receita nesses sites aqui:

Xale Hannya no Ravelry

Xale Hannya no Craftsy

Xale Hannya na Eduzz (esse site é nacional e também aceita boleto bancário)

Espero que tenha gostado! Assine o canal da TricôTricô no YouTube e siga-nos nas redes sociais:

O xale que eu mostro no vídeo é o Hannya, de minha autoria e você pode comprar a receita nesses sites aqui:

Xale Hannya no Ravelry

Xale Hannya no Craftsy

Xale Hannya na Eduzz (esse site é nacional e também aceita boleto bancário)