Existem diversos tipos de aumentos no tricô, como eu disse neste post, quando eu aprendi a tricotar eu só sabia fazer aumentos com laçadas. Ficava só imaginando como seria fazer aumentos sem que ficasse buracos. Só muito tempo depois que eu aprendi como fazer aumentos espelhados e sem buracos no tricô.

Descobri também que existem diversos tipos de aumentos no tricô, muitos deles invisíveis, ou seja, sem buracos. O aumento que demonstrei no vídeo de hoje é um desses tipos. E o mais legal, ele é espelhado, ou seja, tem aumento para a esquerda e para a direita. Por isso o desenho de seu trabalho quando tiver aumentos vai ficar muito mais bonito.

Como fazer aumentos espelhados

Esse aumento também é chamado em inglês de M1, ou seja, Make One. Você sabe aquele fiozinho que fica entre o ponto da agulha esquerda e o ponto da agulha direita? Então, é com esse fiozinho que você faz o aumento.

Dependendo da direção que você queira o aumento, para a esquerda ou para a direita, você faz de um jeito, ou de outro.

Aumento para a direita

Eu tenho muita dificuldade de lembrar literalmente cada coisa que aprendo. Não sei se você é assim, mas para eu fazer alguma peça em tricô eu preciso sempre consultar algum tutorial ou vídeo para lembrar como fazer cada coisa.

E eu sempre me confundia quando tinha de fazer aumentos à direita ou à esquerda. Uma vez até acabei trocando os dois e o resultado ficou bem esquisito.

Aí que associei o aumento à direita com a palavra difícil, por que para mim fazer esse aumento é mais difícil. Aí então  nunca mais esqueci qual é qual.

Eu acho esse mais difícil por que você vai erguer o fio entre os dois pontos com a agulha esquerda de trás para frente e fazer o novo ponto como se fosse em meia. Ou seja, pela frente. O que é mais difícil, pelo menos para mim.

Veja bem, é mais difícil que o aumento à esquerda, mas não é impossível ok? Tudo é uma questão de prática. E vale muito a pena por que esses aumentos espelhados ficam invisíveis e deixam o resultado final muito mais bonito.

Aumento para a esquerda

Bem simples, esse aumento é feito levantando o fio entre os dois pontos com a agulha da esquerda de frente para trás e fazendo o ponto meia por trás. Eu acho bem mais fácil. Simples assim. E fica perfeito, complementando o aumento à direita mais “difícil”.

Tenho certeza que você também nunca mais vai esquecer qual é qual! E é treinando que você se torna expert no assunto!

Agora, se você não entendeu nada do que eu disse, não se preocupe! Tem um vídeo inteirinho mostrando como faz cada um deles!

Espero que você tenha gostado!

Se você é tricoteira iniciante continue aqui no blog que você vai encontrar diversos outras técnicas na sessão de técnicas básicas de tricô!

Também vai encontrar várias outras dicas e vídeos seguindo a TricôTricô nas redes sociais:

TricôTricô no Facebook

TricôTricô no Instagram

Canal da TricôTricô no Youtube

Um abraço e até a próxima