No tricô existem diversos tipos de aumentos que podem ser feitos, eu já falei sobre como aumentar com laçadas e também como fazer aumentos espelhados, hoje vou falar sobre um outro tipo, o aumento pela frente e por trás do mesmo ponto, que também é vastamente utilizado em receitas.

A abreviação desse aumento em inglês é KFB ou seja, knit front and back, e ele é bem simples de ser feito. Basta fazer o ponto como se fosse em meia mas não tirar ele da agulha esquerda, aí então passar o fio para trás e fazer o mesmo ponto como se fosse em tricô.

Para você visualizar como é feito assista o vídeo abaixo.

Esse tipo de aumento não tem como fazer espelho, porém é muito usado para fazer aumentos de mangas. É recomendado que se utilize um marcador para saber onde fazer os aumentos.

Como ele não tem espelho, o aumento pela frente e por trás fica como se fosse um pequeno pontinho tricô sempre do lado esquerdo do aumento. O que, do meu ponto de vista, não é tão bonito. Mas é também um aumento invisível que não deixa buraco.

Você que é iniciante

Para tricoteiras iniciantes pode ser que tenham um pouco de dificuldade de fazer esse tipo de aumento. Mas o que é preciso fazer é treino. Aprenda a técnica, o movimento e treine! Assim com certeza seus pontos ficarão perfeitos e seu trabalho lindo!

Aqui no blog tem outros posts para quem está iniciando na categoria de Técnicas Básicas de Tricô. Todos com explicações e vídeos.

Mesmo você sendo iniciante na arte do tricô, tenho certeza que conseguirá fazer receitas como os gorros da minha coleção As Quatro Estações, são quatro gorrinhos infantis, cada um com uma técnica que eu estou ensinando os passos mais importantes no meu canal do youtube.

Também vai encontrar várias outras dicas e vídeos seguindo a TricôTricô nas redes sociais:

TricôTricô no Facebook

TricôTricô no Instagram

Canal da TricôTricô no Youtube

Um abraço e até a próxima