Olá! Saindo mais um vídeo no canal, nesse eu mostro agora com mais detalhes como fazer o acabamento perfeito no tricô, eu já mostrei como fazer nesse vídeo também. Você vai ver como se faz para esconder os fios em um xale, tanto os fios de emendas, como os fios do início e do final do trabalho.

Como você vai ver no vídeo, se você estiver trabalhando com lã 100%, é possível feltrar as emendas para que não precise esconder um monte de fios no final, só os do início e fim, esses não tem jeito.

Mas se você estiver trabalhando com acrílico ou mesmo estiver com preguiça de feltrar a lã (como eu), é preciso esconder todos os fios para dar o acabamento perfeito no tricô.

Como fazer o acabamento perfeito no tricô escondendo os fios?

É simples, você coloca cada pedaço de fio em uma agulha de tapeçaria e vai entremeando o fio pelo avesso do trabalho, isso garante que o acabamento fique perfeito e também que o fio não escape e seu trabalho abra.

No vídeo você vai ver com detalhes como fazer isso.

O que é feltrar?

Quem está inciando no mundo do tricô pode ficar se perguntando, mas o que é feltrar?

Feltrar a lã é friccionar um pedaço no outro, normalmente com um pouquinho de água, e por ser 100% lã eles “grudam” e não soltam mais, incrível não? Mas isso só acontece com fio 100% lã. Se vocês quiserem ver como faz posso fazer um vídeo mostrando.

Aliás, é por isso que você não pode jogar na máquina seus tricôs feitos com lã, que por causa do movimento eles vão encolher e ficar duros, além de encher de bolinhas.

Então, além de termos o maior trabalho para fazermos uma peça linda de tricô, temos que ter o maior zelo por ela na hora de lavar e usar!

E assim aos poucos vou te apresentando todas as maravilhas que é esse mundo do tricô!

O xale que eu mostro no vídeo é o Hannya, de minha autoria e você pode comprar a receita nesses sites aqui:

Xale Hannya no Ravelry

Xale Hannya no Craftsy

Xale Hannya na Eduzz (esse site é nacional e também aceita boleto bancário)

Se você gostou do vídeo, curta e compartilhe! Assista também outros vídeos de tricô iniciantes aqui no blog.

Um abraço a até a próxima!

Share