Olá! Você acha lindo trabalhos feitos com essa técnica incrível mas acha que é impossível para você aprender a fazer tricô? Vem comigo nesse post que eu vou te dar 12 motivos pelos quais você deveria aprender, e depois, na questão do aprender em si, eu te ajudo!

Atividades como aprender a tocar um instrumento musical, fazer origami e caligrafia complicados são um desafio para o nosso cérebro, precisam de destreza manual, coordenação nas mãos e visão, olho clínico para formas e espaço, matemática, etc..

Tudo isso é muito importante para o seu cérebro crescer e não ficar parado. Além disso, ao aprender uma habilidade nova aumenta seu nível de felicidade, e é por isso que ter um hobbie é tão bom, não é mesmo?

Hobbies exercitam partes do cérebro que não são exploradas em seu mundo profissional, acalmam a mente e estimulam a criatividade, reduzem o estresse e trazem satisfação.

E onde aprender a fazer tricô entra nisso tudo?

Eu diria que a arte de aprender a fazer tricô entra como um hobbie perfeito, ele junta tudo o que eu falei acima de outras atividades e vai além, veja por quê:

  1. Fazer tricô estimula novas ideias e criatividade (que tal ser designer de seus próprios projetos?)
  2. Ajuda no comprometimento e foco (se você não prestar atenção e não se empenhar não vai terminar nunca!)
  3. Traz aquela incrível sensação de satisfação e dever cumprido quando finalizamos uma peça (e claro que já estamos pensando na próxima, e na próxima, e na próxima!)
  4. Aumenta a auto-estima (prepare-se para os elogios e perguntas do tipo “Foi você que fez? Faz uma pra mim??” )
  5. Reduz o estresse, a atividade cerebral ao fazer tricô é a mesma que fazer meditação, por isso esquecemos de tudo quando tricotamos e só conseguimos pensar em meia e tricô e laçada
  6. É apaixonante (quem faz ama muito), mas também é viciante! (só vou fazer mais uma carreirinha!!)
  7. Traz oportunidades para conexões sociais, ou seja, aumenta o seu grupo de amizade, se não tem grupos presenciais na sua cidade, a internet vai te trazer centenas de novas amizades, pode ter certeza!
  8. Se você fizer tricô para doação, traz prazer e realização ao ajudar quem precisa (campanhas de doação de roupas de bebê e quadradinhos para fazer mantas é o que não falta nos grupos)
  9. Melhora a coordenação motora e visual (os movimentos são sempre os mesmos, porém é necessário coordenação para fazer cada ponto, ajustar a tensão, etc)
  10. Matemática! Nem todo mundo gosta mas aprender a fazer tricô vai te fazer pensar em números, calcular tamanhos, aumentos e diminuições, e isso é ótimo!
  11. Renda extra, seu hobbie pode virar profissão e ajudar na sua renda, por que não? Empreendedores existem para encontrar oportunidades!
  12. Cura depressão. Se você é depressivo, lógico que não vai trocar os seus remédios pelo tricô, mas além do fato de você estar sendo útil a você mesmo produzindo peças lindas e fazendo algo que gosta, os círculos de amizades formados pelo amor ao tricô vão te colocar pra cima e você logo será uma pessoa positiva com a auto-estima lá em cima (digo isso por experiência própria, e vou te dizer, as amizades ficam pra sempre!)
  13. É um hobbie que você pode fazer em qualquer lugar. Um projeto pequeno com agulhas circulares não ocupa espaço e você leva ele junto onde for, você pode fazer tricô no ônibus, metrô, carro, sala de espera, filas e até caminhando! Assim você nem vê o tempo passar!

Por esses e outros motivos que eu acho que aprender a fazer tricô é um hobbie completo, que além de trazer todos os benefícios para você, no final de cada projeto tricotado você tem em suas mãos uma peça única e exclusiva para complementar seu guarda roupa, e claro, sair desfilando por aí. Isso não tem preço e é fantástico!

aprender tricô

Mas por onde começar?

Como eu disse lá em cima (e se você leu até aqui é por que se interessou em aprender, não?), eu quero te ajudar a aprender a fazer tricô, há pouco tempo lancei meu canal no Youtube e lá já tem vários videos mostrando os primeiros passos, desde o primeiro ponto para a montagem de pontos, a montagem de pontos em si, ponto meia e ponto tricô e arremate.

No tricô tudo gira em torno dessas técnicas que você vai assistir, assista cada um deles, quantas vezes precisar, tem outras técnicas no canal também, mas é com essas que você vai conseguir fazer todas as outras.

Tenho certeza que vai conseguir, mas se não conseguir na primeira vez, tente de novo e de novo, por que você só não vai conseguir se desistir. Para quem não desiste, o sucesso é inevitável!

E se você aceita esse desafio, vem comigo e vamos juntas desbravar esse mundo fantástico de técnicas, modelos, peças, lãs e cores que é o tricô! Assine o canal e me siga nas redes sociais! Te vejo lá!

TricôTricô no Facebook

TricôTricô no Instagram

Canal da TricôTricô no Youtube